terça-feira, 2 de setembro de 2008

Povo Lindo, Povo Inteligente.



E foi lá no Cine Sesc que rolou, nesta segunda-feira, o lançamento do documentário POVO LINDO, POVO INTELIGENTE que conta a história de pessoas simples da periferia paulistana (como um funileiro, um motorista, um vigia, um taxista, uma secretária e um professor de escola pública) que se encontram semanalmente pra fazer poesia - gente do Capão Redondo, Jardim Ângela e São Luís que se denominam “cooperativa cultural da periferia”, ou “Cooperifa”, como é mais conhecida.

Não sei se vai entrar em algum circuito de exibição, mas de qualquer jeito recomendo o documentário dirigido por Sérgio Gagliardi e Mauricio Falcão (produzido sem nenhum patrocinador). Mas, se não der mesmo pra ver nalgum cinema, faça melhor: vá vê-lo ao vivo, in loco. É só dar uma chegada no Bar do Zé Batidão, lá em Piraporinha, periferia da zona Sul, onde há mais de 6 anos acontece, todas as quartas-feiras, o Sarau da Cooperifa.

Em outro papo que eu tive com o Sérgio Vaz, poeta e morador do bairro que idealizou esses encontros da Cooperifa, ele me disse que no princípio, as pessoas que apareciam no bar produziam poesias falando da dura vida de morador de periferia; “era porrada o tempo inteiro”. No entanto, agora, já percebem que através da poesia é possível falar de tudo, inclusive “das coisas íntimas”. No filme Sérgio Vaz diz que o sarau acontece num “bar” porque na periferia não existe outros locais de convivência, como clubes, associações – “o negocio é ocupar o que se tem”. Ele diz também que o objetivo da Cooperifa é reunir artistas da periferia e desenvolver atividades culturais, como teatro, fotografia etc.

Bueno. Eu já divulguei aqui outros movimentos populares – parecidos com a Cooperifa - envolvendo poesia em outras regiões de Sampa, mas não me custa dar a dica novamente: lá pelo Jardim Brasil, na Zona Norte, o amigo Rogério Nogueira se põe de mestre de cerimônia pro Sarau do CCJ da Vila Nova Cachoeirinha nos bares, nas praças e nas ruas da ZN. Com outros vinte e tantos poetas, Rogério sai sobre bicicletas a disseminar poesia pela Vila Maria e pela Vila Sabrina (pra saber mais - rogerionog@gmail.com). Em Sampa também rola o POESIA MOLOQUEIRISTA, um grupo de autores que criou o Centro de Ação In-formal (C.A.I-MAL); evento itinerante, com base na interação da poesia com outras vertentes artísticas como a música, o audiovisual, as artes plásticas e etecétera e tal. (confira no http://www.poesiamaloqueirista.blogspot.com/).

Serviço: Clique http://br.youtube.com/watch?v=xDwQIANeQuI pra ver reportagem sobre a Cooperifa em 3 partes.
Quem estiver interessado em comprar os livros Rastilho de Pólvora- Antologia Poética do Sarau da Cooperifa e Cooperifa, Antropofagia Periférica
de Sérgio Vaz mande um e-mail para: poetavaz@ig.com.br
O Sarau da Cooperifa rola na Rua Bartolomeu dos Santos, 797
Piraporinha - São Paulo
Tel.:(11) 5891-7403









Nenhum comentário: