terça-feira, 14 de abril de 2009

Uma "Paixão (do povo e) de Cristo" - Ouro Preto -2009

Acho que já fui mais de 7 vezes a Ouro Preto, em Minas Gerais: pra fazer turismo, pra acompanhar amigos, pra ver a famosa “Festa do 12”, pra ver o “Festival de Inverno” e pra rever uma garota muito interessante - já passei até Natal e réveillon na cidade. Só faltava ir pra lá para presenciar o badalado carnaval de rua e as procissões da Semana Santa. Bom, como os amigos ficaram sabendo, estive em Minas neste feriadão e pude ver ao vivo uma das festas religiosas brasileiras mais tradicionais, pra não dizer a mais antiga que se tem registro; a confecção dos tapetes de flores e serragem que enfeitam as ladeiras de Ouro Preto para a procissão do Cristo Ressuscitado, no domingo de Aleluia, começou em 1737. Vão aqui algumas fotos que registrei. (clique nas imagens para ampliá-las)

Ps: enfim um post que minha mãe vai gostar.

Procissão noturna do Cristo tirado da cruz na sexta-feira da Paixão.
Um passeio de trem entre Ouro Preto e Mariana (na foto tô eu tomando café num vagão restaurado pela Vale do Rio Doce)
No sábado, moradores e turistas passaram a noite e toda a madrugada confeccionando os tapetes (eu fiquei até às 4h bebendo umas pigas e registrando tudo - estava garoando)
Procissão das dezenas de irmandades sobre o tapete coloridos na manhã de domingo de Páscoa, ou de Aleluia

2 comentários:

Emerson disse...

Ouro Preto é... bom, é Ouro Preto. Só indo lá pra saber.

Anônimo disse...

preciso ir um dia ainda...
abçs amigão!

artur, aqui da bahia :)