domingo, 9 de agosto de 2009

"DOSSIÊ RÊ BORDOSA"

É bem legal. Eu assisti o “DOSSIÊ RÊ BORDOSA” no Anima Mundi do ano passado e adorei. Putz, este foi o primeiro documentário-filme-em-animação que vi. É um curta em Stop-motion, feito todo de massinha. De 2008 pra cá, o curta, dirigido por César Cabral, já recebeu mais de 20 premiações, inclusive fora do país. E pra quem não sabe, RÊ BORDOSA é um dos personagens mais junkie que surgiu nos Quadrinhos brasucas dos anos 80. O documentário tenta desvendar se foi “fama”, “ego inflado”, “espírito de porco” - ou qualquer outra merda - que levou o cartunista ANGELI a matar sua popular e mais famosa criação.

Quem assistiu ao clássico “O BANDIDO DA LUZ VERMELA” vai rever aquelas duas vozes em off (de um casal) narrando fato a fato as informações contidas no Dossiê.
O filme traz Grace Gianoukas fazendo a voz da RÊ BORDOSA; Paulo Cesar Peréio, a do BIBELÔ e Laert Sarrumor, BOB CUSPE.
Também estão excelentes as caracterizações dos bonequinhos que representam os cartunistas LAERTE e ANGELI. Ah!, e durante os créditos finais, dá pra gente ver que o boneco de massinha do ANGELI foi dublado por ele mesmo repetindo todos os seus trejeitos.

Pra quem não assistiu, segue abaixo o filme “Dossiê Rê Bordosa” na íntegra.


2 comentários:

Robson disse...

O boneco do Laerte tá muito engraçado, o do Angeli arrasou. A voz da Grace ficou legal na Rê Bordosa, apesar de eu gostar também da Rita Lee fazendo a Rê no filme Wood & Stoock.

Laís disse...

Sensacional, Zequinha! Adorei.