sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Leitura de Verão (dicas dos leitores do blog)


E a brincadeira de pedir sugestões sobre o que ler durante as férias de verão deu muito certo. Alguns leitores deixaram aqui no blog suas dicas e outros as enviaram para o meu endereço eletrônico. E o legal é que as sugestões foram interessantes, todas do meu agrado (fiquei fissurado pra ler algumas delas) e ninguém indicou títulos de auto-ajuda nem de best-seller. Então aqui vão as dicas:
Laís Lenha, leitora carioca, indicou “DEZ AJUSTADA (Bertrand) de Maria Beaumont que conta a hilária história de alguém que tenta ficar com um corpo “dez” e acaba num desajuste total. João Gabriel, leitor pernambucano, indicou “CINZAS DO NORTE (Cia. das Letras)”, um romance amargo e político de Milton Hatoum que conta a trajetória de dois amigos. Lavo, que narra tudo em primeira pessoa, é um órfão, criado por dois tios pobres, irmãos da mãe falecida, e de Mundo, ou Raimundo, nascido numa família rica e decadente.
Rogério Vieira, leitor de Santa Rita do Passa 4, interior de SP, deixou a dica de um escritor argentino que eu não conhecia - mas que muito me interessou: “ CONTOS FATAIS/AS FORÇAS ESTRANHAS” (editora Globo) dee Leopoldo Lugones; romance fantástico que fala de ciências ocultas, mitos gregos, bíblicos e lendários.
Silmara Donato, de Santos, indicou “O OLHO DA RUA” de Eliana Brum (editora Globo) – matérias jornalísticas reunidas e comentadas pela autora que revela a banalidade do cotidiano.
Luiz Kert (leitor de ?) indicou o “TEATRO DO ORNITORRINCO/ 30 ANOS” (Imprensa Oficial do Estado) – depoimentos organizados pela atriz Christiani Tricerri e Cacá Rosset sobre os 30 anos do grupo de teatro paulistano.
Marisa Godoy, do Rio de Janeiro, indicou um clássico de Machado de Assis o qual ela está encantada ao ler pela primeira vez neste verão: “O ALIENISTA” é a famosa história do médico Simão Bacamarte que funda um hospital psiquiátrico em Itaguaí, RJ, onde passa a internar todos da cidade que ele julga louco.
Rodrigo Torres, de Sampa, disse que leu nas férias de janeiro de 2009 “O FILHO ETERNO (Record)” de Cristovão Tezza, cujo romance aborda os conflitos de um homem que tem um filho com Síndrome de Down. O protagonista se mostra inseguro, medroso e envergonhado com a situação, mas aos poucos, com muito esforço, enfrenta a situação e passa a conviver amorosamente com o menino.
Alexandre, de Sampa, indica “LEITE DERRAMADO (Cia. das Letras)” de Chico Buarque que está lendo e gostando das histórias de um velho, membro de uma tradicional família brasileira, que narra os acontecimentos dos 200 anos de sua linhagem enquanto está hospitalizado.
“HOMEM NO ESCURO” (Cia. das Letras), romance do escritor norte-americano Paul Auster é a dica da Camila, de Sampa. O livro traz a história de um aposentado que imagina situações e fatos, construindo um mundo paralelo pra tentar esquecer a morte da esposa e outras coisas ruins que o cercam.
E por fim tem o Nilton (leitor de ?) que deixou a dica da fantástica biografia “VALE TUDO” (Objetiva) de Tim Maia feita pelo escritor, compositor, Nelson Motta (essa dica eu também recomendo).
É isso. Obrigado a todos pela participação. Beijabraços e saravá.

2 comentários:

marcos sotter disse...

Zeca, bote aí também minha dica que é "A viagem do elefante", que conta a história de uma viagem de um elefante, no século 16, de Lisboa a Viena.

Unknown disse...

Amo ler .... uma de minhas ultimas leituras foi o livro A ordem é Amém de John Chelh e eu achei incrivel um livro que te proporciona uma leitura mto agradavel uma história surpreendente e emocionante vale a pena ler...espero que gostem ele esta no site: www.seteseveneditora.com.br