segunda-feira, 24 de maio de 2010

"Libertando" (Bookcrossing)

Como prometi, foi libertado neste sábado, na estação Sumaré do metrô daqui de Sampa, ADONAI de Jorge E. Adoum (1897-1958). O livro parece um romance histórico, mas no fundo é uma biografia do autor que é filho do libanês. Ele fala de esoterismos e de ricas tradições das demais regiões do Oriente Médio. São através de dramáticos acontecimentos que o autor nos põe em contato com cidades lendárias, seres extraterrestres, e com processos espirituais. É relatado também os horrores pelo qual passou no Líbano durante a primeira guerra (1914).
A quem não possa, o livro realmente não se faz interessante, mas nele há algo bem bacana, que dificilmente encontramos nesse gênero busca-espiritual-de-resultados-imediatos (que nos finalmentes acaba sendo de “auto-ajuda”): é que quando o personagem passa pela Senda da Iniciação (espiritual), o seu guia-mestre explica que “sem os mistérios do amor e do sexo não se chega a Deus”. Êba! Que o papa-nazi-XVI não nos ouça.
Outra coisa legal é que o autor se utiliza de poesia da Síria/Líbano; num passeio pelas belas cidades de Beirute e Damasco. O editor diz que o livro “é destinado a distrair, instruir e educar espiritualmente pessoas de todos os níveis e raças.” Porém, contudo e todavia...
Pra quem não sabe do assunto "Bookcrossing", leia o post abaixo.




3 comentários:

Rogério disse...

Quando for libertar algum livro, avise antes pra gente.

ZECA LEMBAUM disse...

Pô! É verdade - falha nossa! Dá próxima, aviso aqui.
Abraço.

marcos sotter disse...

Vou me mudar de novo (tomara!) e não quero levar muita coisa. Gostei dessa idéia do bookcrossing. Acho que vou "libertar" alguns livros também.
Saudadações.