sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Biotônicos e Mustaches

Olá, gente! Volto agora, depois da folga natalina aqui do blog, desejando um grande 2011 a todos. Ano novo, década nova, novos governantes por todo o país. Muita gente “com” esperança e outras resignadas (o que é eu meu caso): ano passado foi a primeira vez que votei totalmente descrente de idéias, propostas, políticos e partidos. Mas não tô aqui pra desanimar e desencorajar. Por outro lado, o que estimula são as novas (e velhas) amizades (para alguns, a incessante busca da companhia ideal, ou casual), o carnaval, as tão desejadas férias e etecétera e tal. E mesmo que o panorama seja nada animador é legal termos metas. Dos zilhões de projetos que formulei nesses meus quarenta anos, se realizei “meio”, já valeu à pena. Então, meus amigos, como dizem no teatro; “merda” da boa pra nós todos.

Vejam que bacana. Descobri o “Biotônico”, um programa de rádio na internê comandado por Zeca Baleiro, com informações, curiosidades, aforismos, desaforos, simpatias e outros tantos salamaleques. E muita música e poesia pra diferenciar de outros projetos semelhantes que pululam pela rede. Começou em abril de 2010 e já está no 20º. programa. Otávio Rodrigues (o Dr. Reggae) e Celso Borges também apresentam o Biotônico. Então vá lá e aprecie porque a cada edição rola homenagem a um craque da canção e da poesia (todos o programas estão disponíveis). http://www.radio.uol.com.br/#/programa/biotonico/edicao/1909461

Outra coisa bacanuda. Ontem mesmo, dentro do ônibus da linha Apiacás/Praça Ramos, conheci a divertida banda “Mustache e os Apaches” (formada por músicos gaúchos e paulistas). Deu pra escutar ao vivo dentro do busão apenas a alegre “Gigolo I Aint Got Nobody”, mas o barato é que eles desceram comigo, e lá na lanchonete “Real” vi os caras tocarem outras clássicas: depois rodaram o chapéu a busca dos trocados dos ouvintes. Num papo rápido disseram que iriam percorrer (a pé) alguns bares de Perdizes antes de se mandarem para Vilá Madá. Se alguém se interessar clique no link pra ver o som do grupo. http://www.youtube.com/watch?v=HynsAk6kOLk

E isso me faz lembrar que em 2010, o prefeito Kassab mandou retirar (com toda finesse que a PM costumeiramente destina ao cidadão) artistas e músicos de rua que circulam pela Avenida Paulista, como no caso do guitarrista Rafael Pio que violentamente foi detido quando se apresentava na esquina da Paulista com a rua Augusta (foto abaixo).

E o mais ridículo e contraditório foi o governo estadual organizar, em 2010, o seu primeiro festival “internacional” de música de metrô, patrocinado pela Red Bull, com 20 artistas de 10 cidades diferentes do mundo. Legal, né? Importante não é mesmo? Seria, se o metrô paulistano permitisse que músicos (e demais artistas) se apresentassem dentro das estações, ou até mesmo nos trens, como acontece nestes outros países convidados para o festival. Parece brincadeira de mau gosto.

(abaixo, um vídeo de uma banda Ucraniana que fiz “dentro” da estação Republique de Paris, em 2008)

2 comentários:

marisa disse...

O estado vê cultura como maneira de autopromover. Só isso.

Anônimo disse...

Zeca,

Este assunto merece uma postagem lá no facebook. Merece até coisa no youtube. Algo centrado na contradição: artista de metrô gringo pode x artista de metrô brazuca não pode, ressaltando com a violência contra os artistas de rua.

Ioda