quarta-feira, 8 de abril de 2009

TERREMOTOS

Pra quem não sabe, a cidade italiana Áquila, que foi severamente afetada por terremoto nesta segunda e terça, serviu de inspiração para dois filmes que gosto muito. O primeiro se chama “O FEITIÇO DE ÁQUILA”, um longa metragem que conta a história de um casal de amantes que enfrenta, em plena idade média, um poderoso bispo que é o responsável por uma maldição que impede que o amor entre os dois se realize - no filme estão a bela Michelle Pfaiffer, Rutger Hauer e o estreante Mathew Broderick. O outro é o clássico “O NOME DA ROSA”; num monastério beneditino italiano (que na verdade é um castelo em Áquila) ocorrem mortes estranhas durante a baixa idade média. As vítimas aparecem sempre com os dedos e a língua roxos até a chegada de um monge franciscano (Sean Connery), incumbido de investigar os casos, que irá mostrar o verdadeiro motivo dos crimes, resultando na instalação do tribunal da santa inquisição – o filme se baseia no livro “O Nome da Rosa” de Humberto Eco.



E no dia 22 de abril de 2008 Sampa também foi abalada por um terremoto que atingiu 5,2 graus da escala Richter, e à época eu escrevi um texto que republico abaixo

TREMOR EM SAMPA: “SUPERNATURAL”
Por Zeca (23/04/08)

Poucos amigos souberam que há dois meses tive minha primeira falha na Matrix. A condição da cozinha aqui de casa era vexamosa e eu precisava desobstruir de qualquer maneira a pilha de louça suja que me impedia de ver a torneira, o azulejo e o mármore da pia; se esse cômodo não fosse na entrada do apê talvez eu não me importasse, mas vá se me aparece uma visita inesperada... Exatamente no momento em que, velozmente, me agachei pra pegar o talher que despencara da pia foi que senti uma tontura estranha; a cabeça girou e eu fechei os olhos, permanecendo-me estático e ajoelhado. O susto durou aproximadamente cinco segundos, o suficiente pra me fazer procurar um Otorrinolaringologista que pudesse detectar essa falha.

Pois passado esse tempo, estava eu no computador, nesta terça-feira, pouco depois das nove da noite, vendo o clipe e tentando entender a letra de SUPERNATURAL SEPERSERIOUS do novo disco do R.E.M. quando tive a segunda falha na Matrix. Só que, como eu estava sentando, o epicentro da tontura estranhamente se localizou na bunda, emitindo ondas pelo resto do corpo, que durou menos de três segundos dessa vez. Levantei-me da cadeira de imediato e um pouco assustado. Caralho! Vou ter que procurar um Otorrino, mesmo, exclamei.

Meia hora depois, minha irmã me liga: “E aí mano, sentiu também?” "O quê, cara-palida?" “O tremor!”. Caspito! E não é que teve um terremoto em Sampa, mesmo. Rapindinho vou para os portais da Falha e do Estadão e eles confirmam o evento com poucos detalhes, somente relatos de pessoas que moram em andares altos e que se assustaram (e eu que moro no décimo?) . Mais tarde, num telejornal, fico sabendo que houve um tremor no mar a duzentos e tantos quilômetros de São Vicente (no litoral paulista). Parece que o abalo atingiu 5,2 dois graus na escala Richter e foi sentido em toda região Sudeste, dizem até que foi o mais forte dos últimos cem anos no Brasil.
Bueno. Acho que vou retardar a visita ao Otorrino.

2 comentários:

Júlia Tavares disse...

zeca! vc recebeu meu ultimo email?? estaremos em bh, com planos de ir a são joão del rey e tiradentes, também. não deixe de me telefonar pra gente se encontrar, ok? beijos!

Laís disse...

Zé, o Feitiço de Áquila é um clássico dos anos 80 que eu adorava e o Nome da Rosa me deu medo quando assisti pela primeira vez.
Terremoto sempre é muito triste.
Bjs.