terça-feira, 5 de maio de 2009

VIRADA CULTURAL 2009

A Virada Cultural 2009 começou pra mim no palco do Rock; apesar de não ser roqueiro, quis rever a histórica banda TUTTI FRUTTI tocando todas as faixas do disco “Fruto Proibido” – à frente da banda está Luiz Carlini, compositor das clássicas “Agora Só Falta Você”, “Fruto Proibido” e “Jardins da Babilônia” junto com a tia Rita Lee – além de guitarrista lendário do rock brasuca, Carlini é meu vizinho – segue um link pra quem quiser ver fotos antigas de Carlini http://luizcarlinifotos.spaces.live.com/

Clique nas imagens para ampliá-las.


No caminho, entre um palco e outro, encontrei um artista plástico envolto em sua própria criação.
Como das outras vezes também rolou a “Furada” cultural – explico: a programação do Teatro Municipal é relevante e de boa qualidade, mas ficar mais de 2 horas pra “tentar” descolar um ingresso para apenas um dos eventos não compensa – nesse tempo dá pra você ver outras atrações em vez de amargar uma fila que contorna todo o teatro.





Alguns ensaios fotográficos que fiz enquanto passeava pelas ruas do Centro.






Turma legal que conheci nesta Virada.

Uma bela equilibrista corta o céu se contorcendo sobre uma corda bamba entre o prédio do Banespinha e o Shopping Light.

Um outro artista – o cara fez sua mochila reciclando galão de água mineral de 20 litros.


Wilson Danilo Show – este é nome artístico do figuraça que apresentou as atrações do palco Brega no Largo do Arouche – o conhecemos na Virada de 2007: o homem tem uma voz poderosa e um estilo hiperbólico (distribuindo superlativos do fundo de algum baú para todos os artistas); Wilson que não existe mais – ou talvez seja o último da espécie – quem viu, viu.

Nem Pop, nem Rock, muito menos MPB – o que eu queria mesmo presenciar eram meus ídolos de infância – aqui me emocionei ao ouvir a clássica “NÃO SE VÁ” pela dupla romântica “Jane & Herondy” – Curiosidade: Jane é cantora jazzística da melhor qualidade, mas sobrevive artisticamente dos dividendos da fama da dupla.





Depois da dupla ultra-romântica foi a vez de Silvio Brito – quando criança eu adorava cantar “Tá todo mundo louco, ôba...” e “Pare o mundo que eu quero descer” – se ele não falasse tanto, seu show teria sido muito bom (o cantor tá católico demais pro meu gosto – foi um final quase gospel)



Meu maior ídolo pop brasileiro, Odair José sobe ao palco do Largo do Arouche, no Domingo, para o deleite da imensa platéia que o aguardava desde manhazinha. Fica aqui uma ameaça: qualquer dia remonto a banda (com o Andrés, a Regininha e eu) pra gente tocar, dessa vez, TODO o repertório de Odair José.

Zeca Baleiro (que acabara de se apresentar no palco da Av. S. João) entre o público de Odair José.


Aqui, Odair José convida Zeca Baleiro pra cantarem juntos a clássica “Eu, Você e a Praça”

Por fim. Quando dávamos por encerrado a Virada 2009, ao passarmos no Companhia e Leitura, pra tomarmos um café, é que terminamos realmente a maratona cultural com um grand finale: nessa livraria-café, da Av. Vieira de Carvalho, presenciamos o show de lançamento do disco “PERÓN É FESTA”, da estonteante, envolvente (e marqueteira) drag-queen RENATA PERÓN – a estrelíssima artista canta de verdade, não é playback. Dia 9 de Maio queremos vê-la cantando todo seu repertório no Café Vermont – Renata tem blog : http://renataperon2.blogspot.com/





5 comentários:

Laís disse...

Zeca, seus relatos muito bons como sempre. VEr Jane e Herondi foi sensacional. Vou mostrar o vídeo pra minha mãe.
Bjs.

Rodrigo Torres disse...

Ze´, também cresci ouvindo Silvio Brito, Odair José, Jane e Herondy, Amado Batista, Wando. Eu adoraria estar em Saõ Paulo pra ver esse palco brega da Virada, mas também ficaria dividido porque eu adoraria ver as homenagens ao RAulzito.

marisa disse...

Zezinho, querido, as fotos em Preto e Branco estão demais.
Adoro ler seus comentários.
Saudadocê.

Rogério disse...

Você é o cara que sabe se divertir sem perder o senso crítico.
Parabéns.
Rô.

Júlia Tavares disse...

Zeca, este é um dos poucos relatos não revoltados com a confusão da Virada. Será que vc virou assessor do Vampiro!? rsrs
Um beijão!