quarta-feira, 24 de junho de 2009

Feriadão em Pernambuco



Putz! Que doido. Nesta terça e quarta tá tudo fechado aqui em Olinda - e em todo o Pernambuco também - tudo por causa do dia de São João, quer dizer: tudo por causa do FORRÓ. Segundo a gerente da pousada, o povo daqui "comemora de verdade a data" e "dançando Forró adoidado, é claro". Parece que Pernambuco é o único Estado que dedica um feriado a São João (um rapaz de uma central de informações de Olinda disse que houve troca do feriado de Corpus Christi pelo o do São João, coisa que a igreja Católica não gostou nem um pouco).
Acho que hoje, quarta-feira, é dia de descanso pra tanta comemoração. Realmente tá tudo parado. Até os cães-vadios da cidade não tão atrás do rango diário - é a lesera geral causada por tantos dias de Forró lascado nas praças de Olinda.


E por falar de Santo, passamos hoje na igreja da Sé, no ponto mais alto da cidade, e visitamos o túmulo do mais esquerdistas entre os religiosos brasucas, Dom Helder Câmara. Gosto das histórias desse arcebispo. O cara foi banido da mídia durante o período militar pós- 64, era proibido publicar uma linha sequer sobre dom Helder. Ele morreu aos 90 anos sem perder o humor, subindo e descendo as íngrimes ladeiras de Olinda.
Em 1985, estive próximo de dom Helder no auditório Elis Regina, no Anhembi, em Sampa, numa comemoração ao ano Internacional da Juventude, uma papagaida que a Unesco inventou pra não dizerem que a entidade não faz nada de útil.

com dificuldades pra upiludar as fotos nas lan daqui - até os wi-fis são lentos (demora mais de 30 min. pra baixar cinco fotos, com pouca resolução, pro blog). Ficarei devendo.

Ufa! Faz 28 graus de calor hoje. E eu também vou pra rede da pousada pra descansar, pois não sou de ferro, certo?

Téjá gente querida.

2 comentários:

marcos sotter disse...

Pô,Zeca, que inveja! Olinda é tudo de bom. Com forró é melhor ainda.
Abraços.

Rogerio disse...

Li muito sobre Dom Helder. O cara era mesmo santo.