sexta-feira, 23 de outubro de 2009

"PERNAMBAS INVADERS"


A coisa é mais ou menos assim: toda semana entro no site do StúdioSP (uma casa de show da rua Augusta onde tocam bandas de todos os gêneros) pra conferir a programação e tenho notado, já faz um tempão, que sempre há algum grupo pernambucano se apresentando: até o fim deste mês baixam lá as bandas EDDIE (dia 24) e SEU CHICO (dia 30). E se procurarmos noutros lugares de show como o Grazie a Dio, o Sarajevo Club ou a rede SESC, vamos encontrar algum pernamba dentro da programação. Já fiz até uma lista com esses grupos que sempre estão em Sampa: MOMBOJÓ, MONJOLO, EDDIE, QUEROSENE JACARÉ, DIZ MAIA, NUDA, 3 NAMASSA, GUADALOOP, ASTRONAUTAS, JORGE CABELEIRA, CHINA, SEU CHICO, ZECA VIANA, OTTO, ORQUESTRA CONTEMPORÂNEA DE OLINDA - isso sem falar das badaladas NAÇÃO ZUMBI e MUNDO LIVRE S.A. No último feriadão, eu mesmo fui ver no MIS, Museu da Imagem e do Som, o lançamento do excelente disco de estréia, "CRISTALINA", da pernamba LULINA.
E essa invasão pernambucana não só rola no mundo da música. Na literatura temos o multimídia e agitador cultural MARCELINO FREIRE (radicado em Sampa), que sempre que pode traz outro pernamba de talento dentro da mala (em novembro tem a 4ª edição da Balada Literária, organizada por Marcelino, cujo homenageado será o grande JOÃO SILVÉRIO TREVISAN). Na mesma praia das letras há os poetas LIRINHA, MIRÓ, FREDERICO BARBOSA, BRUNO MAFERDINI que são sucesso nos saraus literários dos quais participam. Tem também o XICO SÁ que fala de futebol, de modos de macho e de modinhas de fêmea e que agora é meu vizinho aqui em Perdizes.
Nas artes cênicas/musicais já chegou há algum tempo (e se instalou na Vila Madá) ANTONIO NOBREGA – tem também o meu amigo DINHO LIMA FLOR que me encantou com seu espetáculo “CONCERTO DE ISPINHO E FULÔ” que estava em cartaz no SESC-Paulista. E por aqui onde moro tenho me esbarrado (seja na fila do banco Itaú ou na praça Rusvel) com CLAUDIO ASSIS, um cineasta criativo; diretor autoral de dois excelentes filmes que gosto muito: “AMARELO MANGA” e “BAIXIO DAS BESTAS” - já vi o cara sugerir a Hector Babenco e à organização de um festival de cinema que tomassem em seus respectivos ânus. E por Sampa também a gente pode encontrar o cineasta LÍRIO FERREIRA que dirigiu o os cultuados “BAILE PERFUMADO” e “ÁRIDO MOVIE”.
E como eu já disse noutro texto aqui no blog; o que me impressiona é que Pernambuco tem muito mais armas a sacar.

2 comentários:

Clarisse Cunha disse...

Zeca, por falar de Pernambunco, no mês passado, vi num festival aqui em BH os shows de Lenine e Cordel do Fogo Encantado.
D+
Beijos.

Medievas disse...

ão é bruno manferdini, é Bruno Piffardini, rs :)