quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

UMA ALDEIA

Há exatos dois anos, nos dias 6 e 7 de janeiro de 2008, fui parar em São Luiz do Paraitinga pra ver as famosas festividades de Folias de Reis da cidade, e recentemente, poucos dias antes do réveillon, bateu uma vontade danada de voltar pra lá na mesma data, mas não rolou. Portanto não cabe aqui mencionar o que senti quando vi as imagens da catastrófica inundação da qual São Luiz foi vítima.
Para quem não sabe, essa cidade, por pura resistência à indústria cultural brasuca, mantém tradicional carnaval somente de Marchinhas, com dezenas de bandas carnavalescas circulando entre os antigos casarões da época do café de São Luiz - mais de 150 mil pessoas vão para esse evento. No ano passado, sob a curadoria da cantora e compositora Suzana Salles, a cidade realizou, em agosto, a terceira SEMANA DA CANÇÃO BRASILIERA, com shows, palestras, debates, festival de música e oficinas. No calendário de eventos de São Luiz do Paraitinga ainda rola a "Festa do Divino Espírito Santo", "Festa do Saci", "Festival de Inverno", "Festival de Marchinhas de Carnaval", "Festa de São Sebastião", entre outras.
Cabe aqui alguma reflexão: a merda da ocupação desordenada e galopante das margens do Rio Paraitinga foi o que possibilitou essa tragédia. Não é culpa do El Niño ou de São Pedro. Homologaram o tombamento dos centenários casarões do centro histórico, mas não fizeram o mesmo com o rio que corta a cidade - não o tratam como patrimônio. Disse Pessoa: “o Tejo não é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia, porque o Tejo não é o rio que corre pela minha aldeia”.

Abaixo, o registro fotográfico que fiz dos casarões de São Luiz do Paraitinga em 2008 (quase todos se foram - já não existem mais).

(fotos: Zequinha Imagens - clique para ampliá-las)
Rio Paraitinga, o rio que corre por aquela aldeia.








Havia um charmoso coreto na praça central da cidade.
A igreja matriz São Luiz de Tolosa que não existe mais

Meu amigo Mario Costa e eu num bate-papo no meio da praça

Concentração para a procissão da Congada do Alto do Cruzeiro de São Luiz do Paraitinga.


A simpática e agradável pousada Caravelas e seu jardim florido que ficamos.

6 comentários:

Silmara disse...

Zeca, vendo suas fotos posso perceber o tamanho da catástrofe. Reamente é muito triste o descaso com nossos rios. Um bom exemplo é o nosso Tietê.
Bjs

Paulo Henrique disse...

Angra dos Reis e São Luiz do Paraitinga são crônicas de tragédias tristemente anunciadas.

marcos sotter disse...

Lindas fotos, Zeca, mas o que fica é só ruina.

Rodrigo Torres disse...

"Fernando Pessoa", tristemente lembrado. Que pena.
Abçs.

Luiz Kerti disse...

Marlon Brando em Apocalipsy Now: "o horror, o horror..."

Anônimo disse...

parabens pelo blog...
Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático BETO CARRERO WORLD em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
VIRGINIA DE MAURO a LULLY é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.