quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Onde está Waly Salomão?




Em julho do ano passado fui ver no SESC-Pinheiros a curtíssima temporada da exposição “Babilaques”, dedicada ao poeta Waly Salamão; logo depois, no finalzinho de novembro, o cineasta Carlos Nader lançou seu “Pan-Cinema Permanente”, também dedicado a vida desse produtor cultural, perfomer, compositor, ator e letrista. Só que agora, a menos de dois meses de estréia, o filme está aqui em Sampa em apenas uma sala de cinema ( no Unibanco ArtePlex7 do shopping Frei Caneca, popularmente conhecido como “Gay-Caneca” ou “Gay-Plex”), ou seja: corram pra ver esse – imperdível - documentário antes que saia de cartaz.

Pra quem não sabe nada de Waly, aqui vai: ele nasceu em Jequié na Bahia e é filho de pai Sírio e mãe baiana, tropicalista, amigo de Torquato Neto e Jards Macalé, dirigiu o famoso show “Fa-tal” de Gal Costa, em1972. Produziu discos de Cássia Eller e Adriana Calcanhoto, tem parcerias com Caetano Veloso (“Mel" e "Talismã"), com Lulu Santos e Herbert Viana ("Assaltaram a Gramática", grande sucesso dos Paralamas), com Cazuza e Frejat (“Balada de um Vagabundo"), com Macalé ("Mal Secreto", "Vapor Barato" e "Anjo Exterminado"), com Adriana Calcanhoto ("Pista de Dança").

Em 1972, os artistas plásticos Oscar Romano e Luciano Fiqueiredo, a pedido de Waly e do cineasta Ivan Cardoso, fizeram o painel com as letras gigantes de “Alfa Alfavela Ville” (poema de Waly) para uma performance coletiva com artistas na praia de Copacabana, cujas fotos foram publicadas na revista "Navilouca" de Torquato e Waly.
(vejam abaixo a foto da perfomance em Copacabana, de 72, com a participação de vários poetas; entre eles, Waly, Torquato e Chacal – depois vejam Zezinho [eu] também diante das mesmas letras do poema, só que em 2008.).

Por último, clique aqui http://br.youtube.com/watch?v=q8lqNLr-3c4 para ver a sensacional canção “Mal Secreto”, de Waly e Macalé, na interpretação visceral de Luiz Melodia – e com comentários do próprio autor (aviso: dá pra chorar).

Um trechinho procês de “Mal Secreto”.

Não choro
Meu segredo é que sou
Rapaz esforçado
Fico parado, calado, quieto
Não corro, não choro, não converso
Massacro meu medo, mascaro minha dor
Já sei sofrer
Não preciso de gente que me oriente
Se você me pergunta:
Como vai?
Respondo sempre igual: Tudo legal
Mas quando você vai embora
Movo meu rosto do espelho
Minha alma chora
Copacabana - 1972

Zezinho - Sesc-Pinheiros - 2008

Acima: Zezinho imita o olhar de Waly.

Um comentário:

marcos sotter disse...

Zeca, fui no show de Luiz Melodia na semana passada no sesc e foi algo inesquecível, o cara é muito bom.
Cara, eu não conhecia esse Waly.