sexta-feira, 2 de outubro de 2009

"Na Rua"

Ufa! Esta semana foi bem agitada. Segunda-feira fui à Livraria Cultura do Conjunto Nacional para o lançamento de "MEU PEQUENO SÃO-PAULINO", escrito pelo ex-titã Nando Reis. Não torço para esse time, mas estava lá porque acho legal essa coleção MEU TIME DO CORAÇÃO, da editora Belas Letras que já consta com mais de sete títulos (“Meu Pequeno Corintiano”, “Meu Pequeno Palmeirense”, “Meu Pequeno Colorado”, “Meu Pequeno Gremista”, “Meu Pequeno Vascaíno” e outros). São livros infantis feitos pra conquistar leitores e torcedores e estão bem bacanas. Segue um trechinho: “Nasci branco, com os olhos pretos e cabelo vermelho; um perfeito tricolor. E esse sentimento só cresceu ano após ano, desde minha primeira lembrança como torcedor indo a um jogo em um domingo à tarde, no Morumbi contra o Corinthians até as grandes conquistas de hoje”

(Fotos: Zequinha imagens)



OCUPAÇÃO LEMINSKI é o nome da exposição inaugurada na quarta passada no Itaú Cultural da Avenida Paulista. Eu estive lá. Muita famosidade presente ao evento. Mas o legal foi ver Alice Ruiz e Áurea Leminsk, esposa e filha interpretando poesias e prosas do poeta. Tão marcados alguns shows pra este mês de outubro no teatro do Itaú: vai ter Moraes Moreira, Miriam Maria, Edvaldo Santana,Vitor Ramil e mais participação especial de Estrela Ruiz Leminski, que é também filha de Paulo Leminski.
Eu recomendo a visita, pois se trata de uma exposição sob a curadoria de outro excelente poeta, Ademir Assunção (chega de tecnocratas ou burocratas organizando eventos sem a menor afinidade com o tema). É curta a temporada da exposição. Vai de 01/10 a 08/11 de 2009 – e o Itaú Cultural fica Avenida Paulista 149. Para mais informações clique aqui



E na mesma quarta-feira fui ver a escritora Paula Dip falar sobre seu novo livro “PARA SEMPRE TEU, CAIO F” que é sobre a vida de CAIO FERNANDO ABREU (tem post logo abaixo sobre o livro). O bate-papo rolou legal na charmosa sala de leitura do SESC-Consolação – o chato é que as pessoas que ocupavam o local não gostaram nada de ter que abandonar suas leituras por causa do evento. Alguns até jogaram jornais, livros e revistas, com certa violência, sobre as mesas e os puffs. Ué! Mas o encontro não era pra falar de literatura? Por que o desagrado então? Vá saber...



E também não posso deixar de comentar que fui ver meu amigo, o ator Dinho Lima Flor no espetáculo-teatral-musical-sociológico-carismático "CONCERTO DE ISPINHO E FULÔ", em comemoração ao centenário do poeta Patativa do Assaré. Dinho arquitetou esse projeto com seu grupo Cia. do Tijolo que, contando com excelentes atores-cantores e músicos, utiliza a vida e obra do poeta como inspiração para refletir os destinos da poesia popular na formação do povo brasileiro. Tem momentos do espetáculo que dá vontade de largar a condição de platéia calada/sentada e cair na dança e entrar na cantoria. Eu recomendo e aviso que Concerto de Ispinho e Fulô fica somente até o dia 11 de outubro, de sexta a domingo, sempre às 21h. Informações aqui.


Ah! E hoje, sexta-feira, a meia-noite, vou a estréia de "BRUTAL" no ESPAÇO PARLAPATÕES, na famosa e agitada praça rusvel. O Texto e direção é do Marião (o Bortolotto) que apresenta a história de Estevão, um homem que lidera uma seita que prega o ódio racial. A peça conta com as belíssimas atrizes Maria Manoella, Carolina Manica, Martha Nowill, Luciana Caruso, Érika Puga, e com os atores Laerte Melo e Walter Figueiredo. Depois conto aqui como foi a montagem. O ingresso custa 30 pilas e rola sempre as sextas, estranhamente às 23h59.

(a foto acima não pertence a Zequinha imagens)

3 comentários:

Alexandre Costa disse...

Boa,professor! Eu tô fazendo um trabalho de escola sobre Paulo Leminski e vou querer ver essa exposição. Valeu.

marisa disse...

Zequinha, tô indo em novembro pra São Paulo, e como boa são-paulina quero ver se dou sorte de ver o meu time no Morumbi, e se der mair sorte ainda quero ver o tricolor na frente do palmeiras (rumo ao hexa).
Também quero conhecer o Parlapatões e o Satyros.
Beijo enorme, querido.

Claudio Diner disse...

Leminski é iniciação poética pra todo mundo da minha geração.