sábado, 3 de janeiro de 2009

De volta no tempo.

A primeira coisa que eu pretendia fazer em 2009 era viajar no tempo - pro passado - , e eu consegui. Escrevo agora, talvez, de mil oitocentos e alguma coisa do ano da graça, e estou numa vila cheia de casarões com flores nos beirais; nela há uma igreja ainda enfeitada com motivos natalinos. Sinto cheiro de móveis rústicos e de fechaduras e dobradiças enferrujadas (acho que sou a única pessoa do mundo sensível à ferrugem). Quem eu vejo pelas ruas caminha sossegadamente por puro deleite; não existe pressa neste tempo e lugar.

Acreditem: eu viajei, mesmo, pro passado! E não precisei de nenhuma máquina maluca e nem entrei num túnel quântico. Bastou me transportar por 40 quilômetros de Sampa pra cá estar em pleno século XIX, na pequena vila de Santana de Parnaíba, numa pousada, cuja construção se inicia em mil setecentos. Seo Emanuel, o simpático proprietário, me explica que as paredes internas do sobrado – todas de taipa de pilão e de quase um metro de grossura - são menores que as externas.
Vendo as fotos que envio pra vocês agora percebo que não escolhi corretamente o dia e a época pra essa regressão; aqui chove de manhã, de tarde e de noite (percebam o céu sempre fechado nas imagens), no entanto estou encantado em conhecer esse lugar onde a matéria foi responsável pelo congelamento do tempo. Concluo que essa cidade só manteve suas características arquitetônicas porque a ferrovia e os grandes ciclos (como a cana de açúcar e o café) não chegaram até aqui.

Bom. Agora são quase oito da noite e neste momento a chuva ainda cai. Estou com fome e acho que vou pra algum restaurante do centro histórico – volto depois a descrever melhor essa cidade. Quero desejar um excelente 2009 a todos os amigos, diretamente de um lugar do passado.

Clique nas imagens para vê-las em alta resolução




6 comentários:

Anônimo disse...

Tenho uma tia que mora em Barueri que é do lado de Santana do Parnaiba. Da próxima vez vou até lá.
Um lindo 2009 pra você, Zé.

marcos sotter disse...

Que legal, Zé. Sair da loucura das praias e das estradas nesta época é o melhor programa, voltar no tempo aí é bem melhor. Já ouvi falar dessa cidade que é pertinho de São Paulo.
Valeu pela dica. Feliz 2009.

Rodrigo Torres disse...

As fotos ficaram ótimas. Eu adoro esses tipos de construção antiga, me dá até vontade de morar num lugar igual.

Anônimo disse...

Zé, querido, dizem que tem um carnaval diferente e muito legal em Santana do Parnaíba.

Tá muito legal seu blog. Parabéns!
Tudo de bom pra você em 2009.

ANALUKAMINSKI PINTURAS disse...

LIndas, as fotos das fachadas!... Adoro arquitetura antiga... Abraços e um Feliz Ano Novo Azul.

Anônimo disse...

Adorei as fotos Zeca. Obrigada por me mandar notícia.
Beijos