quarta-feira, 28 de outubro de 2009

"SATYRIANAS 2009"


Já comentei em outro post por aqui que a vinda das diversas trupes teatrais que se instalaram na Praça Roosevelt me incluiu na condição de “público de teatro” - devido a acessibilidade a espetáculos teatrais de qualidade (por preços não excludentes) deixei de ser apenas um “freqüentador casual”. Comentei também que graças a esse agito cultural/teatral muita gente voltou (começou) a freqüentar o antigo centro sem neura, apesar de o projeto de revitalização da praça Roosevelt (que é mal iluminada e anda caindo aos pedaços) não deixar de ser promessa dos administradores da cidade.

E um dos eventos culturais mais legal que rola na praça e que já entrou pro calendário oficial do Estado de São Paulo é a “Maratona Cultural Satyrianas – Uma Saudação à Primavera”, a festa teatral com duração de 78 horas ininterruptas. Nesta oitava edição (que este ano vai da próxima sexta-feira, dia 30, até segunda, dia 02) rola uma extensa programação de peças, debates, cafés literários, oficinas, shows musicais e jam sessions que podem ser conferidas nos teatros e em tendas montadas na praça e noutros 31 espaços que se tornaram parceiros do evento. Além do Satyros há também o
Espaço Parlapatões, Miniteatro, Casarão Belvedere, N.Ex.T., Instituto Cultural Capobianco, Casa das Rosas, Teatro do Centro da Terra, Teatro da Vila, Teatro do Ator, Studio 184, Teatro Artur Azevedo, Teatro Paulo Eiró, Espaço Maquinaria, Teatro dos Arcos, Espaço Pyndorama, Casa Café e Teatro, Teatro Gil Vicente, Arte Gullik, Teatro Brigadeiro e Centro Cultural Rio Verde.

Ivan Cabral, coordenador do Satyros, conta que o evento teve início em 1991, quando ele e Fauze El Kadre começaram a passar trote por telefone para uma lista de nomes de artistas. Uma das vítimas foi a cantora Vanusa que caiu no conto e topou participar do falso evento. A partir de então, Ivam e Fauze decidem levar a história a sério, e já na primeira edição da Satyrianas, o evento teve a participação de Antonio Fagundes, Débora Bloch, Diogo Vilela, Aguillar, Nelson de Sá, Moacyr Góes, Celso Nunes, Eliane Robert Moraes e Dib Carneiro Neto.
E como desde as primeiras edições a forma de pagamento é chamada de “ingresso consciente”, onde o espectador define o valor do ingresso, com contribuição mínima de R$2,00 em todas as peças que incluem a programação dos teatros. Já a programação das tendas será totalmente gratuita.
Bueno. A programação e longa e eu pretendo aproveitar o feriadão pra ver o máximo espetáculo possível.

Confira a programação completa
aqui

2 comentários:

Silmara disse...

Zeca, vou pra São Paulo no domingo e espero que dê pra ver alguma coisa desse evento. Te mando e-mail.
Bjs.

Rodrigo Torres disse...

Tá difícil escolher o que ver nessa enorme programação. Se eu tiver gás quero ver um monte de coisa. Quem saber a gente se encontra por lá.
Abçs.