quarta-feira, 2 de julho de 2008

A BANDA


Pensei que fosse outra película sobre o eterno (e insolúvel) conflito árabe-israelense, mas o que eu assisti (no recém-reformado Espaço Unibanco da Augusta) nesta agradável noite de terça-feira me embasbacou: o que vi foi um filme brilhantemente roteirizado, editado, sem discurso tendencioso. A BANDA, do diretor israelense Eran Kolirin, durou apenas 87 minutos e é o melhor filme que assisti neste ano (acho difícil aparecer outro filme pra desbancar este, e olha que eu gostei muito do sensacional A CULPA É DE FIDEL). A BANDA é um “drama-comédia” sobre uma pequena banda da polícia egípcia que chegou a Israel pra tocar numa cerimônia de inauguração de um centro cultural, mas devido a questões burocráticas, à má sorte e a qualquer outra razão, ficou esquecida no aeroporto, e, tentando arranjar-se, acabou se deslocando equivocadamente a uma quase esquecida cidade israelita. Apesar das diferenças culturais, os moradores dessa cidade se abrem aos forasteiros da banda e, durante 24 horas, a música cria entre eles uma conexão muito bonita.

Recomendo A BANDA, pois há muito tempo eu não me emocionava com um filme na telona.


A Banda (The Band’s Visit) é o primeiro longa de Eran Kolirin e recebeu prêmio especial no Festival de Cannes em 2007; venceu também a edição de 2007 do Jerusalem International Film Festival nas categorias (filme, roteiro, diretor, ator, atriz, ator coadjuvante, musica e figurino).

Um comentário:

Laís disse...

Zequinha querido, vi o filme e também achei bonito. Mas eu gostei bem mais do A Culpa é de Fidel.