segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Pituco Tá Em Tóquio [mesmo!]



Teve linguarudo que desacreditou, mas é verdade mesmo: o “Pituco tá em Tóquio”. Antonio Aquilino Freitas, o integrante mais histriônico do Língua de Trapo, popularmente conhecido como “Pituco”, está em Tóquio desde o começo dos anos 90. Pra quem viu poucas vezes a banda em ação (quem nunca viu... sorry!), Pituco era aquele japa rebolativo que emitia gritinhos tresloucados em Os Metaleiros Também Amam, Meu Amor (o que se esgoelava era o Laert Sarrumor), música essa defendida pelo grupo no festival da Globo de 1985 (clique pra ver vídeo http://br.youtube.com/watch?v=LCOlU0GO4T8). Além do humor de grande qualidade, o que me fascinava no Língua de Trapo eram os dois talentosíssimos vocalistas, Laert (que ainda continua à frente da banda) e Pituco; a extensão vocal desses dois impressiona. E o legal é que Tony Freitas (nome artístico de Pituco no Japão) não deixou de cantar; continua ativo, ele montou banda e canta MPB e Bossa Nova em bares e casas de espetáculos de Tóquio. Coloquei alguns vídeos aqui mostrando algumas fases de Pituco. Vejam e depois me digam que o cara “é” bom.

Ps: quando estive em Paris em junho, a canção que eu mais cantarolava era “Um Brasileiro em Paris” que segue abaixo.


1. Pituco, na década de 80, cantando "Um Brasileiro em Paris" (de Carlos Melo) http://br.youtube.com/watch?v=CTrPw0YMy8A

2. Cantando, em 1994, “Gabriela” (de A.C. Jobim), em Tóquio.
http://br.youtube.com/watch?v=rCZq2jpUnIk&eurl=http://blogdolingua.zip.net/arch2008-06-01_2008-06-15.html

3. Em 2008 cantando “Sina” (de Djavan), em Tóquio
http://blip.tv/file/1154009/

4 comentários:

marisa disse...

Zeca, por sua culpa, acabei de comprar o Box do Língua. Gostei e tô curiosa pra vê-los ao vivo. Só que isso vai ser quando eu for pra São Paulo.
Bjs.

marisa disse...

Esse Pituco é lindo, Zé. E canta bem pra caramba.

ZECA LEMBAUM disse...

Má, podexá que quando rolar algum show do Língua aqui em Sampa eu te aviso.

Valter Cruz disse...

Pituco tem um BLOG (ou tinha).

http://blogdopituco.blogspot.com/