terça-feira, 8 de junho de 2010

FALSO DON JUAN

Abaixo, uma diminuta e deliciosa prosa desventuresca do macho perdido, o homem contemporâneo, que está em "Chabadabadá", atual cria do escriba Xico Sá, livro lançado ontem na Livraria Cultura.

“O Homem, a Lenda, o Mito do Falso Don Juan”

Uma das coisas mais hilárias, para não dizer infantis, dos modos de macho e os seus bê-á-bás, é o caso do falso don Juan. O homem, o mito, a fraude. Narrativas eróticas que jamais aconteceram à vera, apenas e tão somente na garganta, riacho de muitos peixes grandes, do contador de vantagens. A nossa mania começa logo nos verdes anos, na mentira de que não somos mais donzelos, e daí levamos ao túmulo, incorrigíveis e tarados Brás Cubas. No princípio, é uma vergonha assumir a virgindade no meio de tantos machões que nos desfiam suas epopéias com o mulherio. Aí contamos também a nossa “vasta experiência”. Não somos nada bocós ou bestas. Um amigo relata no botequim que traçou uma flor do bairro ou a gostosa da firma; ouve e coro ridículo carregado de chope, caldinho, torresmo e testosterona à milanesa: “comi muiiiito!” O falso don Juan é a doença infantil e incurável do machismo. Todo homem, assim como todo pescador que se preza, tem sempre uma aventura maior que a vara.

Serviço: ChabadabadáAventuras e Desventuras do Macho Perdido e da Fêmea que se Acha. Editora Record - R$ 38,00 realitos na Livraria Cultura (com cartão Mais sai por 30 paus)


2 comentários:

Sueli Soares disse...

No fundo todo homem é um don juan frustrado, se fosse não mentiria tanto.

Unknown disse...

Vi seu blog tá muito legal bjs Val.