terça-feira, 8 de junho de 2010

Mais BookCrossing



Depois da alegre e desordenada parada gay de domingo, fui ver o interessante “Viajo Porque Preciso, Volto Porque te Amo” de Marcelo Gomes e Karim Aïnouz; um road-movie sobre a história do geólogo (que não aparece em cena) que é enviado para realizar uma pesquisa de campo por várias cidades do sertão nordestino, lugares que serão desapropriados para construção do canal que vai transpor as águas do velho Chico. É bem bacana a relação que ocorre entre moradores desses locais com o geólogo, que aceita o trabalho após um fatal pé na bunda que levou da esposa.
No metrô, voltando pra casa, foi a vez de libertar “A Esfinge”, de Afrânio Peixoto. O livro, lançado em 1911, “fala do eterno conflito entre o homem e a mulher que se desejam, transposto para o ambiente requintado da sociedade carioca, em Petrópolis. Política, negócios, assuntos literários e artísticos, viagens ao exterior, são assuntos tratados no livro”. O maluco de tudo isso, que eu pouco consegui pesquisar (no São Google), é a suspeita que recai sobre Afrânio Peixoto (1876-1947) de que teria forjado sua eleição para imortal da Academia Brasileira de Letras pouco antes da publicação de “A Esfinge”, seu primeiro romance. O crítico literário e historiados Brito Broca (1903-1961) e João Ribeiro (1860-1934), um dos fundadores da ABL, disseram que “muitos entravam para a Academia por ‘portas travessas’, dois deles sem qualquer livro publicado: Graça Aranha e Afrânio Peixoto, que entrou para a Academia por meio da deslavada falsificação (...) Para justificar a eleição, Afrânio Peixoto escreveu rapidamente [em 3 meses] e publicou o romance ‘A esfinge’”.
Foi libertado também no metrô “Contando a Arte de Marcos de Oliveira”, de Oscar D’Ambrósio. Um livro biográfico/artístico (quase um catálogo) do talentosíssimo M. Oliveira (nascido em Ibiaporã, Mundo Novo, Bahia, em1980) que utiliza a figura do cangaceiro e da mulher brasileira como temática principal. O legal do trabalho desse jovem artista plástico é a intensidades das cores e a forma continua que apresenta seus personagens.

Ps: Bueno. Atendendo aos pedidos dos leitores do blog, a partir da próxima semana, em todas as segundas-feiras, vou relacionar aqui (com resenhas e fotos) os livros do Bookcrossing que libertarei durante aquela semana. Se alguém se interessar por algum título é só entrar em contato comigo, certo?


Um comentário:

Rogério S. disse...

Beleza, zeca. Gostei da idéia de divulgar os livros antes de deixa-los pela cidade.