domingo, 15 de agosto de 2010

Bienal de Livros???

Depois da FLIP em Paraty fui, nesta sexta, ver a Bienal do Livro daqui de Sampa. Ufa! Caminhei mais de 4 horas entre livros. Ops, eu quis dizer entre “vendedores” de assinaturas de revistas. Um fato chato que se repete a cada bienal é a proliferação dos “espertos” vendedores de assinaturas de todo tipo de revista. Espertos porque inovam cada vez mais suas abordagens – chegando a irritar meu pobre saquinho. A tática dessa vez é interpelar a vítima perguntando se ela já recebeu as “cortesias” de sua revista. Daí arrastam o mané para a estande para convencer o coitado. Dica: se você vai a Bienal se prepare para essa pentelhagem.

Outra coisa: cadê os vantajosos “descontos” das editoras? Penso eu que o legal desses eventos, para quem é leitor, é o desconto nos livros. Se o beneficio não existe, então, pra que uma bienal de livros? Os descontos que vi nesta sexta não refrescam o bolso de quem curte leitura, aliás, os pequenos e ridículos abatimentos rolavam apenas em edições desprezíveis de pouca circulação (melhor dizendo, só em “lixeira”). Outra coisa que proliferou neste ano foi a participação de editoras dedicadas à publicação de todo tipo de crença; até os seguidores da Cultura Racional, aquela seita na qual o grande Tim Maia se enchafurdou nos anos 70, montou estande.

Por fim, o que salva esse tipo de evento é o encontro do leitor com seus autores diletos, mas quando descubro que padre Marcelo e Regina Duarte estão entre os convidados daquele dia, sinto uma sensação de arrependimento. Eita, meu saco.
Um tema recorrente nos debates literários (Flip e Bienal) é o futuro do livro, que alguns dizem ameaçado pelos E-books (kindle, Ipads e etecétera...). Chamam tecnólogos, professores, escritores, especialistas de tudo quanto é coisa pra falar do assunto, sendo que a formação do leitor, isso sim, um tema crucial, acaba negligenciado.
Enfim, não cabe a mim desestimular aqueles que queiram conhecer a Bienal de Livros de 2010. Na verdade eu desejo boa sorte a todos. Que todos possam prestigiar o evento, sem aborrecimentos. Que voltem com as sacolas cheias e não de saco cheio.

Um comentário:

Anônimo disse...

Hauhuahauhahauhahua's...é de exposição de livros virou...