terça-feira, 22 de julho de 2008

Júpiter Maçã


Das velhas e novas safras de pops-rocks-stars gaúchos tenho dedicado meu tempo a escutar dois malucos talentosos: Wander Wildner e Júpiter Maçã - sobre o Wildner, que foi vocalista da lendária banda punk Replicantes, falarei depois num post só pro cara. Pra quem não conhece Júpiter Maçã eu recomendo que veja seu talk-show que a MTV Overdrive leva ao ar somente na Internê – se tem uma coisa de louvável nos Civitas (proprietários da Editora Abril, donos da MTV) é que eles não se intrometem na programação do canal (da forma que o Silvio Santos faz em sua emissora); assim, seus produtores têm liberdade pra chamar malucos (como João Gordo, Marcelo Adnet, Paulo Bonfá e Marco Bianchi) cujos talentos se revelam na tela.

Classificar o som de Júpiter Maçã é missão quase impossível e eu não farei isso aqui – e nem vou ficar falando dos discos e das músicas do cara. A melhor coisa é descobrir o artista sozinho, sem os conceitos dos amigos ou dos críticos. E pra ser sincero, eu não gosto destes fazedores de resenha de bandas e coisas do gênero: tudo me parece chavão de gravadora. Mas como esse blog se destina a dar dicas, recomendo que assistam Júpiter Maçã entrevistando outros dois malucos em seu programa: Rogério Skylab e Thunderbird.

O papo que ele leva com os convidados é insolitamente anormal; geralmente dura menos de 10 minutos (tem edição, é lógico). Pra tirar um sarro dos clichês dos talks-shows, o programa tem músicos fazendo abertura, e o apresentador também toca (muito mal) um bongô (à la Jô Soares). Garanto que é diferente de tudo que tem por aí: tenho a impressão que Júpiter Maçã faz o programa totalmente aditivado – porém, seus amigos afirmam que o cara é assim mesmo.

Segue clip de Marchinha Psicótica de Dr. Soup e as entrevistas do MTV Overdrive.


Canção: Marchinha Psicótica
http://br.youtube.com/watch?v=Tz5ZRPd2dX8

Entrevista Rogério Skylab
http://www.youtube.com/watch?v=405JaOyds7I

Entrevista: Thunderbird
http://www.youtube.com/watch?v=tXjEjtM3vwc

2 comentários:

Laís disse...

Zé, querido, já vi show aqui no Rio do Júpiter Maçã. O cara é fã declarado da Tropicália, e toca um som que parece mistura de Beatles e Caetano. Bacana, Zé a sua dica.
Bjs.

ZECA LEMBAUM disse...

Ainda não assisti o cara ao vivo, mas tenho vontade. Ouvi suas másicas pela primeira vez naquele desenho Wood Stock do Angeli. No YouTube tem muita imagem de show.