sexta-feira, 25 de julho de 2008

Roberto Piva



O fato é assim: o meu amigo Edson Lima pediu pra avisar que o poeta Roberto Piva vai estar neste sábado, dia 26, a partir da 14h, no projeto Autor na Praça da “Praça” Benedito Calixto, em Pinheiros. Bueno. Mas este é o tipo de dica que faço (e farei sempre) com contentamento, pois divulgar Roberto Piva é um puta barato e uma honra. Como diz Jotabê Medeiros, “ninguém foi mais rápido no gatilho do que Roberto Piva: no início dos anos 60, quando ele escreveu 'Paranóia', um dos retratos poéticos definitivos da metrópole paulistana que emergia e de sua paisagem de morfina, seus arranha-céus de carniça, seus arcanjos de enxofre."

Não vou bancar o crítico especializado no poeta porque não sou. Só direi o seguinte: eu não conhecia nada do cara quando vi pela primeira vez aquele livro cujo título era PARANÓIA – 20 POEMAS COM BRÓCOLI E PIZZAS (a primeira edição é de 1963). Achei esse nome muito louco e quando comecei a folhar o livro não parei mais. Me lembro que na época eu tinha pouca grana (assim como hoje também), por isso acabei lendo todo livro ali na Fnac de Pinheiros – quando ainda se chamava Ática Shopping. O que li no Paranóia me lembrou muito os textos do Mario de Andrade, só que com muito mais sangue. Segue um trecho de Ode a Fernando Pessoa

(...) São Paulo, cidade minha, até quando serás o convento do Brasil?
Até teus comunistas são mais puritanos do que padres.
Pardos burocratas de São Paulo, vamos fugir para as praias?
Ó cidade das sempiternas mesmices, quando te racharás ao meio?
Quero cuspir no olho do teu Governador e queimar os troncos medrosos da floresta
humana.
Ó Faculdade de Direito, antro de cavalgaduras eloqüentes da masturbação transferida!
Ó mocidade sufocada nas Igrejas, vamos ao ar puro das manhãs de setembro!
Ó maior parque industrial do Brasil, quando limparei minha bunda em ti? (...)

Ah! Quem também vai estar por lá neste sábado é o maluco JOSÉ ROBERTO AGUILAR. Deste eu não preciso comentar muito.

2 comentários:

marisa disse...

Zezinho, o José Roberto Aguilar é aquele da "Zé Aguilar e Banda Performática". Meu irmão tem esse LP que tem foto de contra-capa onde dá pra ver alguns músicos dos Titãs antes do sucesso.

Rodrigo Torres disse...

O Zé Aguilar é aquele maluco que fazia painéis ao vivo nos programas Metrópolis, Musikãos e Fanzine.