quinta-feira, 19 de junho de 2008

Grande "Popó"

Mes chers, em 2007, eu, Marcio, Cris, Danila e autres amis fizemos uma expedição histórica em nosso centenário Cemitério da Consolação. Por lá conhecemos o simpático Popó, o oficial monitor (autodidata) do local, que movido por sua curiosidade adquiriu informações históricas e artísticas preciosas através de leitura em bibliotecas públicas e com pesquisadores de arte tumular. Popó (nordestino de pouquíssima escolaridade) discorre tranquilamente como um especialista sobre Belle Époque, Art Noveau, assim como dos artistas Victor Brecheret, Luigi Brizzolara e Galileo Emendabili. Conhece cada túmulo, cada mausoléu ou jazigo e sabe localizar todos os personagens históricos ali sepultados. Eu recomendo uma visita agendada com o Popó.

Bueno. O que eu queria dizer com essa história do Popó é que estivemos no maior e mais famoso cemitério parisiense, o Père-Lachaise. Nele foram sepultados os grandes personagens históricos do século XIX na França: os 147 dirigentes da Comuna de Paris, Champollion, Auguste Comte, Rossini, Chopin, Modigliani entre outros.

As fotos que seguem são dos seguintes túmulos: Edith Piaf, Oscar Wilde (esse que estou ao lado), Marcel Proust, Honoré de Balzac e Jim Morrison (no dia que fomos, havia um grupo de jovens americanos realizando algum tipo de cerimônia esquisita sobre o túmulo do vocalista do Doors).








Nenhum comentário: