quarta-feira, 14 de maio de 2008

FLIP 2008: de 2 a 6 de Julho.



A gente (digo, eu) adora desdizer e até achincalhar o status conferido à Feira Literária Internacional de Paraty (FLIP), isso porque sabemos da Política Cultural do Jabá (PCJ) praticado em larga escala pelas grandes editoras em Paraty – sem contar a farta distribuição de convites VIPs à personalidades totalmente desvinculada do mundo literário, provocando escassez de ingressos para os pobres mortais. E nem vou entrar no assunto da Lei Rouanet (que em última análise é dinheiro público bancando toda essa festança).

Porém, mesmo com tudo isso, quando chega esta época do ano, ficamos aguardando a organização confirmar os nomes dos participantes da Feira. Por enquanto sabemos apenas de alguns estrangeiros: de Portugal vem a romancista Inês Pedrosa. Da Argentina, Lucrecia Martel, diretora, roteirista e produtora de cinema - em 2001 dirigiu seu primeiro longa La Ciénaga , vencedor do Urso de Ouro de Berlim.

Sabemos que Neil Gaiman, autor inglês de quadrinhos comporá mesa com o escritor colombiano Fernando Vallejo. Alguns apostam que entre as atrações internacionais estarão os nobelizados recentemente (vencedores do Prêmio Nobel): Orhan Pamuk e Doris Lessing, e o argentino Tomás Eloy Martinez.

Bueno, conforme forem divulgados os nomes publicarei por aqui. Ah! Antes que eu me esqueça, por conta do centenário de sua morte, o homenageado do ano será MACHADO DE ASSIS - foram citados alguns especialistas na obra do Bruxo que participarão de conferências na FLIP: o acadêmico Alberto da Costa e o inglês John Gledson.

Nenhum comentário: