quarta-feira, 13 de agosto de 2008

O Rasif (Recife) de Marcelino


Saí do Vocabulário, no sábado chuvoso da semana passada, provavelmente muito depois da meia-noite e meia. Obviamente tomei muita cerveja – antes num churrasco com amigos e depois no Espaço B_arco (onde rolava o Vocabulário). Fui à rua Teodoro Sampaio esperar o Lapa 856R que me deixaria na Afonso Bovero, de lá desceria, na sola, três quarteirões pra chegar em casa. Obviamente que o tal ônibus já tinha deixado de circular naquele horário. No meu bolso havia menos de quinze realitos que era insuficiente pro táxi. Fodeu!
Perder o busão já me aconteceu diversas vezes e isso não seria um problema – o foda era o xixi que tava na portinha. Poderia eu procurar um cantinho qualquer e me aliviar, mas o diacho é que também precisava executar o “número 2”; e esse, sim, consistia em perigo iminente.
E antes do fim do segundo tempo aparece Marcelino Freire - vindo também do Vocabulário, cujo evento ele foi um dos MCs - me oferecendo gentilmente carona em seu táxi até a avenida Dr. Arnaldo; de lá peguei outro táxi que me custou pouco mais de dez paus pra me largar em Perdizes. Ufa!

Bueno. E nesta próxima quinta, dia 14, no próprio Espaço B_arco, Marcelino lançará seu quinto livro de contos, RASIF – MAR QUE ARREBENTA. E vou lá com toda certeza, não para retribuir a gentileza, vou porque – assim como foi com seus outros livros - esse eu li empolgado. Marcelino é porreta e descreve as violências sutis que se escondem nas coisas do cotidiano. Pra mim, o grande barato de seus livros é que posso ouvir Marcelino lendo cada parágrafo desses seus textos, que lembram o ritmo, a verve e a veemência dos Cordéis (pra quem nunca o viu lendo seus textos segue um link onde ele recita e explica seu excelente conto Da Paz – que, graças aos santos, entrou em Rasif - http://br.youtube.com/watch?v=treQ9XXNQas )

Serviço: o lançamento de Rasif - Mar que arrebenta será feito em São Paulo em 14 de agosto, às 19 horas, no Centro Cultural b_arco, na Rua Dr. Virgílio, 426, em Pinheiros.
Em Recife, o lançamento ocorre no dia 29, às 17 horas, na Livraria Cultura, na Rua Madre Deus, 271.

Nenhum comentário: